ATUALIDADES

Notícias, informativos e tudo que você precisa saber

Cuidado com Diabetes

16 de novembro de 2022

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pelo metabolismo da glicose. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Tipos de diabetes
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Tratamento e prevenção
Se alimentar de forma equilibrada é muito importante na prevenção da diabetes tipo 2. Diferente do que alguns acreditam, ter uma alimentação equilibrada é muito mais do que apenas evitar os doces:
• Você deve consumir todos os dias porções de verduras, legumes e frutas, esses são alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais.
• Coma carnes de aves, peixes e carne vermelha com pouca gordura.
• Evite o consumo excessivo de alimentos processados, como farinha branca, doces e refrigerantes.

Pratique atividade física com frequência. A OMS recomenda a prática de exercício regular por toda a vida. Para as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, indica-se fazer pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias. Já para os adultos, o mínimo é de meia hora de exercícios cinco vezes por semana.

Mantenha seu peso saudável. O acúmulo de gordura em órgãos como fígado, pâncreas e músculos, o que prejudica a função da insulina e causa uma elevação da glicemia, sobrecarregando as células produtoras desse hormônio. Por isso, reduzir a circunferência da cintura e perder a barriga contribuem para a prevenção da diabetes tipo 2.

Evite o consumo de álcool e do cigarro.

Bebidas alcoólicas costumam ser muito calóricas, favorecendo o acúmulo de peso. Por isso, recomenda-se restringir a ingestão de álcool.

O cigarro aumenta o risco de diabetes tipo 2 de 30% a 40% por promover o ganho de peso, aumentar as taxas de cortisol e estimular a formação de radicais livres. A nicotina encontrada no cigarro afeta diretamente a secreção de insulina por prejudicar a atividade das células do pâncreas.

Esses cuidados simples podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamentos.

Quero conhecer o plano

Peça seu orçamento agora

SITE DE VENDAS